A “mídi(a)lienação”

MIDIIALIENACAO

O título do blog diz muito sobre o que é mídia.

A todo tempo somos influenciados pela mídia. Seja por meio televisivo ou não, lidamos com a publicidade o tempo todo no dia-a-dia. Toda publicidade tem um intuito, seja ela para expor uma ideologia ou vender um produto. A publicidade quer atingir um público alvo para que essa tenha efeito (negativo ou não).

Mídia como meio de venda: Analisamos uma novela. Na novela, uma personagem usa roupa curta, usa creme de uma marca conhecida e tem o carro do ano. Cada item desses atingem um público. Os adolescentes do sexo feminino podem começar a usar mini-saias. As senhoras podem começar a usar o creme para pele. Os homens podem querer comprar o carro do ano. Nesse caso, se isso ocorrer, a propaganda será positiva.

Sem necessidade, compramos um celular novo, a mochila da moda, o tênis mais caro etc. para sermos aceitos na sociedade que é ligada diretamente aos bens materiais. Mas quem diz isso? A mídia. Seja de forma inconsciente ou não, a ideia de que para estarmos inclusos num meio, precisamos estar na “moda”, é uma ideia totalmente dada pela mídia.

Mídia como formadora de opinião: Analisamos um outdoor. Num outdoor que exponha a ideia de um mundo ideal, sem racismo, e que diz: “Quem tem vergonha de seu povo, tem vergonha de si mesmo.”, o indivíduo que lê, absorverá essa ideia e assim, pensará a respeito (ou não). Isso pode fazer com que ele mude e se posicione de outra forma dentro da sociedade.

Relação entre a mídia e o mito da caverna de Platão

O mito da caverna, de Platão, remete a várias questões atuais. A caverna pode ser entendida como tudo o que aliena as pessoas, desde a educação dos pais, a escola, até a religião e a política. Os prisioneiros (as pessoas) adquirem uma visão quase intransigente sobre diversos assuntos, pois só “enxergam” as “sombras” da realidade e, com isso, se fecham para outras visões de mundo. A mídia faz isso.

A mídia tem poder sobre a gente. A mídia é capaz de impor o que é certo e o que é errado, e se o indivíduo não tiver consciência de que está sendo influenciado a todo tempo, não conseguirá se colocar e se expressar dentro de uma sociedade onde cada indivíduo luta pelo seu espaço (ou pelo menos deveria).

O curta abaixo ilustra a alienação pela mídia:

Fonte: http://pt.scribd.com/doc/55539671/O-MITO-DA-CAVERNA-E-A-MIDIA

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: